sábado, 24 de fevereiro de 2018

Interpretação de Gráficos



Atualmente é muito comum nos depararmos com tabelas e gráficos nos mais diversos ambientes, podendo ser num ambiente de uma rede social como o Facebook e até mesmo dentro de um livro didático ou então enquanto se assiste um noticiários. 
Mas como faze-lo e monta-lo de forma simples. O utilitário mais conhecido como Excel ou similar BrOffice tem ferramentas especificas para isto. Então, se acaso você precisar montar um gráfico "bonitinho" para colocar em um trabalho exigido pelo seu professor, esses ambientes são ideais para confecciona-los além de ajuda-lo nos cálculos caso seja necessário.

Então vamos colocar a mão na massa. 

⏩ Brincadeiras a parte, vamos lá. 

Imagine que seja dado a você a seguinte informação:
Na sala dos professores da escola N, há um cartaz com a frase "Em 2010, eram 734 estudantes matriculados; em 2012, 753; em 2014, 789; em 2016, 900; e, em 2018, 1050". 

Você consegue com clareza compreender o acrescimento de alunos matriculados e compreender o percentual de aumento só com a leitura breve ?

A questão é que se em vez dos dados, fosse dado um gráfico com certeza de primeira o acréscimo já teria ficado claro. Os gráficos nos ajudam a compreender melhor e a interpretar melhor as informações. 

 


Como fazer isso dentro de um utilitário.
Bom as planilhas hoje pertencentes nos utilitário, são formadas por células.
Para montarmos a tabela com a informação dada a cima, montaremos uma coluna com a informação ano e na coluna seguinte colocaremos alunos matriculados.




Como queremos estudar o percentual, vamos acrescentar uma formula:
=soma(C5/C4) e em seguida apertaremos a o valor % na barra Inicio

Nesse momento,  perceba, que mesmo ainda não tendo feito o gráfico já conseguimos observar com clareza o acréscimo, que pode ser interpretado da seguinte forma: 
Começo em 2012 com um tímido aumento de 3% e em 6 anos, com a evolução da escola e outros fatores,  a escola comporta 17% a mais do seu total de alunos.

E como montar o gráfico...
Selecionamos os dados ⇉ inserir ⇉ e nesse momento você pode escolher o tipo de Gráfico que quer 
 
No nosso caso, a melhor opção seria um de barras, o mais comum...
Olha como Ele apareceu... Será que esta certo ? ... E a resposta é NÃO

 
Facilmente você pode conserta-lo, basta que de um clique em cima da barra azul e todos ficaram selecionada ⇉ em seguida aperte delete, que ficará da seguinte forma:

 

Na barra Design, selecione o gráfico:
Com o cursor em cima do gráfico aperte com o botão direito do mouse... SELECIONAR DADOS... Vá em editar no RÓTULOS DO EIXO HORIZONTAL e Selecione a coluna do ano...
 

Veja como fica o gráfico...
BOM, agora escrevemos o titulo e o eixo, clicando dentro do TITULO DO GRÁFICO e TITULO DO EIXO. 

Se você clicar em cima dos eixos pode negritar e aumentar o tamanho da fonte.
Se você quiser colocar os valores em cima das colunas é só escolher um dos design que te ofereça essa  essa opção, se você der um clique em cima do valor você poderá move-lo para onde quiser ou até mesmo apaga-lo .

⇉ Bom. Visualmente, verificar os dados num texto e num gráfico, nem tem comparação né! Então. Bom trabalho pra vocês e até mais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário